quarta-feira, 9 de março de 2011

hamster

quem nao quer um pet tao fofo como esse?? esses sao os hamsters sao fofos doceis e muito faceis de cuidar
Se você está decidindo sobre comprar ou não um hamster como bichinho de estimação da família, tem muito o que estudar. Os hamsters não são para todo mundo. Embora sejam bastante simples de cuidar, pelo fato de recaírem na categoria dos roedores eles têm alguns hábitos específicos que podem torná-los difíceis de conviver. Por exemplo, hamsters são noturnos. Se você é uma pessoa da manhã, e não gosto de muita atividade durante a noite, um hamster provavelmente não será o animal para você. Na realidade, eles poderiam até mesmo mantê-lo acordado!
Existem dois tipos principais de hamsters, utilizados como animais de estimação. O hamster sírio, também conhecido como o hamster dourado ou o urso de pelúcia hamster, é de longe o mais comum dos hamsters de estimação domésticos. Estes hamsters têm o hábito de se isolar, e se você colocar mais de um hamster em uma gaiola, pode esperar a irrupção de uma luta.
O outro animal de estimação doméstico comum da categoria é o hamster anão. São menores do que hamsters sírios, e são muito mais sociáveis. Eles gostam de ser colocado com outros hamsters desde que são bebês. Independentemente de qual tipo de hamster vai escolher, você vai achar que os cuidados com eles são bem similares:
  1. Atitudes e exames - Você vai querer escolher um hamster saudável, então há certas coisas a procurar. Observe o hamster em que está interessado, e veja como se comporta. Se o hamster é quieto e parece tímido, então procure outro. O hamster típico é extrovertido e curioso: são animais muito ativos. Tenha em mente que os hamsters são noturnos, então estas criaturas ativas não são uma boa companhia para pessoas que têm sono leve. Para obter os melhores resultados, escolha seu hamster de noite, para que possa ver como ele se parece em ação. Você deve preferir um hamster de pelo liso e sem muco nos olhos. Além disso, prefira um bichinho com a respiração nítida. Eles devem estar em uma gaiola livre de resíduos, porque jaulas sujas podem significar problemas de saúde para o seu hamster, e quaisquer outros que você levar para casa.
  2. Um lugar para seu amiguinho morar - Você pode escolher entre uma variedade de opções para alojar o seu hamster. As três mais comuns serão uma gaiola de metal, uma gaiola de plástico (com tubos para hamsters, para ele rastejar por dentro), ou um aquário. Os hamsters gostam de escalar, então muitos criadores recomendam a gaiola de metal porque os hamsters podem usar as barras para escalar e se exercitarem. As gaiolas de metal são melhores para os hamsters sírios maiores. Os aquários são a escolha preferida para os hamsters menores. Se você estiver usando um aquário, certifique-se que a tampa está colocada firmemente. Caso contrário, o hamster poderá encontrar o caminho da saída. Por os aquários não serem tão bem ventilados quando as gaiolas de metal, assegure-se de usar uma tampa de fios metálicos ou de malha, para garantir ventilação adequada e entrada de ar no recipiente. A opção final é uma gaiola de plástico para hamsters. Essas gaiolas vêm com túneis e tubos por onde o bichinho pode se arrastar, para entretenimento e exercícios. No entanto, a desvantagem é que os hamsters podem mastigar através de plástico, o que significa que eles poderiam escapar bem facilmente. Você deve colocar a gaiola do hamster em algum lugar que possibilite uma certa atividade social com a família, mas isso não vá incomodá-lo quando os hamsters estiverem acordados a noite toda, e onde também você não vá incomodá-los durante o dia. Você não vai querer mantê-los em seu quarto ou em qualquer lugar que precise de silêncio durante as horas noturnas.
  3. A cama do hamster - O tipo mais comum de cama para colocar no chão da casinha de seu hamster é serragem. Isso é ótimo, mas é muito importante evitar cedro e pinho. Há óleos tóxicos, em ambos, que poderiam prejudicar o seu hamster. Boas opções incluem serragem de faia ou outra madeira de lei. Seja qual for a cama que você escolher, reonve-a semanalmente, já que seu hamster estará utilizando o banheiro nesta área também.
  4. "Arrumando" o seu hamster - Hamsters são animais que "arrumam" a si mesmos. Isso significa que eles cuidam das questões de se arrumarem. Os hamsters se "ajeitam" regularmente, porque têm glândulas de aromas fortes. Estas glândulas desempenham um papel importante no seu comportamento e comunicação. Isto os leva a assegurarem-se de estarem limpos, para não pegar mau cheiro. Você não precisa arrumar o seu hamster, mas deve prestar atenção à frequência com que ele se arruma. Se você perceber que seu hamster não está se arrumando, isso poderia significar que ele está doente e você deve chamar imediatamente o veterinário. As unhas e dentes do hamster se mantêm aparados porque ele rói e escava dentro da jaula. Você precisará verificá-los periodicamente e aparar as unhas, se necessário.
  5. Esteja ciente das questões médicas - Hamsters têm o potencial para contrair vários problemas de saúde, que poderiam se transformar em problemas mais sérios, se não forem detectados logo. O tempo de vida comum de um hamster é 2-3 anos, embora eles possam viver mais tempo se forem mantidos saudáveis. Acompanhe de perto o comportamento do seu hamster, e, se qualquer coisa parecer fora do esperado. consulte o veterinário.
    • Se o seu hamster realmente ficar doente e você não consegue ver o veterinário imediatamente, matenha-o em local quente. Se você conseguir que ele coma enquanto está esperando pelo veterinário, faça-o, mas não force seu hamster a se alimentar. Os problemas de saúde mais comuns que um hamster pode enfrentar incluem abscessos da pele, cauda úmida (uma doença contagiosa), diarréia, e doenças da pele. Se o seu hamster estiver agindo de maneira que não é costume para ele, então você precisa para determinar se ele está apenas agindo estranho ou se há um problema de saúde. Geralmente, um hamster irá se apresentar aborrecido quando estiver doente, por isso é importante identificar os problemas logo de início.
    • Outra questão sanitária é a hibernação. Embora a hibernação não seja muito comum, se o seu hamster está em uma zona fria, ele pode entrar em uma espécie de hibernação. Quando isso acontecer, seu hamster ficará silencioso e vai respirar devagar. Não entre em pânico, se for este o caso. Ele não está morrendo. O hamster só está com frio e precisa ser aquecido. Depois que estiver quente, você verá que ele voltará ao sempre foi.
  6. Hábitos alimentares - O hamster vai comer praticamente qualquer coisa que você o deixar ter entre as patas. No entanto, a sua principal dieta deve consistir de uma base ração comercial ou sementes. Tenha em mente que os hamsters podem escolher através dos pedacinhos da ração e comer o que lhes agrada, então esta será a sua escolha preferida. Alguns hamsters não vão comer as bolotas de ração porque não podem escolher o que preferem.
Você pode acrescentar frutas frescas e legumes em pequenas quantidades à dieta do hamster. Vermes e grilos são bons para o seu hamster de forma ocasional também. Há algumas coisas que você não deve usar para alimentar o seu hamster, entretanto. Alimentos que não são bons para seu bichinho incluem feijão, tomate, alho, cebola, chocolate, e, naturalmente, qualquer alimento industrializado.




se vc tiver perguntas é só perguntar nos comentarios que eu irei responder
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário