terça-feira, 8 de março de 2011

como cuidar de um mini coelho??

como disse na primeira postagem eles sao bem faceis de cuidar e aqui vao algumas coisas que vc precisa fazer pra deixar seu coelhinho mais feliz e saldavel


banho

coelhos tomam seu proprio banho e lambendo como os gatos voce pode dar banho no seu coelho mas só em casos extremos e  tente dar o banho nele só em epocas quentes e com agua morna proteja os ouvidos e o rostinho dele  pois sao sensiveis quando terminar de dar banho no seu bichinho seque ele bem com toalhas e pode até usar secador de cabelos mas nao ponha muito perto do pelo do coelho pq pode queimar a pele , é muito importante voce secar bem ele pq se eles nao forem bem secos podem criar fungos na pele e trazer doenças mais de preferencia nao de banhos no seu coelho com agua utilize um pano umedecido daqueles de limpar bebes ou use um pozinho especifico pra mini coelhos e roedores que voce pode encontrar em pet shops e deixam um cheirinho muito bom no seu pet


alimentaçao


lista de alimentos para coelhos

vegetais :

abobora :(cuidado que é laxante )
aipo : (e folhas )
alcachofra (só folhas)
beterraba
broculos ( só o caule)
cenoura ( e folhas)
chicoria
courgete
couve flor (e folhas)
couve de bruxelas
aspargos
milho bebé (o normal nao )
nabo (ocasionalmente)
pepino
pimentoes (vermelho amarelo e verde)
rabanete (moderadamente)
repolho(raramente pois pode causar viragens digestivas )
rucula

frutas :

morango
bananas
maça
pera
pessego
amoras

mas nao esqueça que eles precisam comer raçao especifica para coelhos e as frutas e verduras sao mais um complemento

aviso : nunca de alface para seu coelho pode dar diarreia jo coelho e o matar ! ! ! !

lingua dos coelhos coelhes

Coelhos não latem, não miam nem fazem outros ruídos típicos de comunicação (exceto quando estão com medo ou dor, quando podem gritar). Porém, a linguagem corporal pode ser percebida como indicativo de emoções. A seguir, há a descrição de várias atitudes observadas nestes animaizinhos que podem ajudar você a comunicar-se com eles.
O comportamento mais típico dos coelhos e difundido pelos desenhos animados é a batida no chão com a pata traseira: sim, coelhinhos fazem isso para mostrar que estão nervosos. Machos não castrados também marcam o território com urina (você pode eliminar o cheiro de urina lavando o local com água e vinagre) e esfregando o queixo nos objetos.
Alguns comportamentos descritos levam em consideração o movimento das orelhas - portanto, se seu coelhinho for "lop" (com as orelhas caídas) será um pouco mais difícil para decifrar sua comunicação. Com paciência e disposição, logo você perceberá as maneiras próprias do seu animalzinho se comunicar com você sem precisar levantar suas orelhas.
Coelhos com medo ou brabos podem abaixar o corpo e levar as orelhas para trás. Se ele virar de costas para você, é uma tentativa de ignorá-lo - esta é uma atitude que diz: "- não quero conversar com você agora!". Ele pode até recusar carinhos ou mesmo guloseimas, se estiver de fato magoado com você. Tente a reaproximação mais tarde. Jogar longe seus brinquedos e comedouros também são sinais de nervosismo.
Correr - e bem rápido - é uma das defesas naturais dos coelhos. Eles podem saltar alto e longe. Então, eles gostam de treinar corridas, e muitas vezes gostam de brincar de pega-pega. Correr à sua volta em círculos indica felicidade por sua presença! Alguns coelhos mais ativos podem incluir algumas leves mordidas nos seus sapatos, mas você pode ensiná-lo dizendo "não!" em tom firme.
Correr e pular contorcendo o corpo é uma expressão de felicidade. Um coelhinho que vive em uma gaiola pode dar muitos saltos desse tipo quando é solto.
Coelhos podem pedir carinho (e comida) tão dramaticamente quanto cachorrinhos pidões. Eles olham para você atentamente, empurram você com o focinho, às vezes até mordiscam. Esticam a cabeça em sua direção, abaixando as orelhas. Não deixe de fazer um agrado nesta hora, ou ele pode se magoar.
Coelhinhos cheirando tudo, com o pescoço esticado para a frente e as orelhas bem viradas para frente, estão curiosos e tentando descobrir coisas novas. Eles também podem ficar de pé para observar/ouvir melhor.
Ao contrário, coelhinhos relaxados e tranqüilos podem deitar-se com a barriga para baixo ou mesmo de lado, com as patas traseiras esticadas. Eles também podem parar de mexer o focinho, relaxar a cabeça e fechar total ou parcialmente os olhos.
Vários coelhinhos não gostam de ser virados de barriga para cima, nem ser afagados embaixo do queixo ou na barriga. Prefira acariciar a cabeça, testa, orelhas, ou carinhos longos (ou escovações) da cabeça até o final das costas. Com a convivência, vocês descobrirão maneiras de se comunicar


gaiola


os mini coelhos crescem apesar de serem minis mas eles ficam bem menores do que um coelho comum e por isso é indicada uma gaiola de 60x40x40 para ele poder andar e brincar la dentro se vc preferir pode cria-lo dentro de casa ou apartamento que seria uma boa escolha mas atençao cuidado com outros animais na sua casa se vc tiver um cachorro gato ou um outro animal em casa deixe seu coelho na gaiola e o tire da gaiola por mais ou menos 2 horas para ele se exercitar sobre sua supervisao


brinquedos

esses pets adoram brincar e ai vao os tipos de briquedos que mini coelhos gostam

* bolas com guizos
*caixas de papelao
*chaves e outros chocalhos de metal
*brinquedos de madeira
*bolas de borracha
*toalhas
*tuneis
*brinquedos duros de bebes
*caixa com papel rasgado dentro
*cilindros em madeiras
*cesto
*cenoura em sisal
*bolas de palha
*casinhas feitas com palito de picolé


quem tiver perguntas é só escrer sua pergunta nos comentarios que eu respondo





38 comentários:

  1. com que deve ser feita a cama do mini coelho, e ele dormi por mais ou menos quantas horas ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cama do mini coelho deve ser feita com madeira e por cima alguma coisa fofinha como feno, em relaçao a noite eu nao sei pesquisei na internet e nao achei mais vc pode ver nos site.

      Excluir
  2. O mini coelho é chatinho mesmo???
    O nosso não brinca, não sai da gaiola, faz coco na área de comida, faz coco quando tirado da gaiola...
    Será que escolhi o animal errado?? Vive se lavando, não gosta de colo, diferente dos que vemos nos sites especializados.
    Minha filha tem medo dele (mini coelho fuzzi lop).Parace galinha em galinheiro, gosta de ficar confinado e dentro da toca.Estamos decepcionados...
    Giselle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que tem algo de errado eles sao super brincalhoes, fofos, adoram colo, se apegam ao dono rapidinho, adoram brincar.Eu acho melhor vc envestigar isso, isso esta muito estranho.
      Espero ter ajudado!!:D

      Excluir
    2. Na dúvida, leve-o a um veterinário especializado em animais silvestres, pois além de verificar a parte fisiológica do bichano, podem ajudar na parte psicológica.

      Excluir
    3. Gostaria de saber em relação a vacinas e se eles são indiciplinados, fazem xixi e coco em qualquer lugar? E o Cheiro? Obrigada, maria lucia

      Excluir
    4. Coelhos são animais silvestres não são cães nem gatos, para serem adestrados, existe vermifogos. Vacinas para que? Xixi cheira forte sim mais não é só o dos coelhos toda urina cheira forte a de cachorro e de gato e a dos humanos tambem. O meu coelho faz xixi num cuxo ( manta de bebe que coloco num canto do quarto onde ele dorme) todo dia troco ele ja acostumou, quando não faz no quintal na terra ou na grama ele entra e faz no pano. Eu tenho ele solto em casa nunca teria coragem de prende-lo em gaiola acho isso desumano.

      Excluir
  3. Meu coelho possui um traseiro meio duro e deformado, nesta área o pelo é praticamente ralo diferente do restante do corpo onde o pelo e bem cumprido, será que é normal?

    ResponderExcluir
  4. Vou comprar 2 mini coelhos, mas não gostaria de que eles reproduzissem, o que é melhor, 2 fêmeas ou 2 machos ? A alimentação de folhas e frutas devo dar quantas vezes por semana? O que coloco para eles dormirem, a serragem é para o xixi e para dormir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende, quando vc for compra-lo vc ver se o mais calmo é o macho ou a femea.Vc pode vc deixa duas ou tres horas por dia e depis retire.A serragem é para absorver a urina.
      Espero ter ajudado!!:D

      Excluir
  5. Tenho um mini coelho, acho que da raça head lion, e ele interage pouco comigo.
    Pelo que leio nos blogs eles interagem bastante e procuram carinho. O meu não. Quando fica por perto, ele sai logo.não deixando fazer muito carinho e quando o pegamos no colo ele fica esperneando querendo sair.
    O que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando pegar ele no colo assopre na cabecinha dele de leve, bem suave no centro da testa dele isso o deixara quieto em seguida faça carinho desda cabeça ate a parte trazeira..

      Excluir
  6. oque mander as coisas que ele nao pode colocar na sua boquinha ?

    ResponderExcluir
  7. Ei, boa noite.. vc disse que pode ser brinquedo de papelão. no caso se ele comer papelao ou jornal tem problema? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bom não papelão pode ocasionar entupimento do intestino fazendo o coelho não defecar e ter colicas fortes, podendo inclusive vir a obito, evite papelão, borracha. Madeira eles gostam para afiar os dentes que crescem sem parar, mais cuidado coloque algo que ele não consiga engolir inteiro e só roer.

      Excluir
    2. Não é bom não papelão pode ocasionar entupimento do intestino fazendo o coelho não defecar e ter colicas fortes, podendo inclusive vir a obito, evite papelão, borracha. Madeira eles gostam para afiar os dentes que crescem sem parar, mais cuidado coloque algo que ele não consiga engolir inteiro e só roer.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Agua fresca (gelada) que deve ser trocada todos os dais.

      Excluir
  9. eu moro no litoral mais uma semana eu to la e na outra eu to em sp... e irei ganhar um mini coelho gostaria de saber se tem algum problema deles estarem viajam tanto assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viagens não são muito boas para coelhos podem ocasionar estress ao animal.

      Excluir
  10. Olá, tudo bem?
    Eu comprei um mini coelho ontem, hoje compramos um bebedouro especifico para roedores (na embalagem estava escrito pra ramster, mas qm me vendeu disse que serve para mini coelhos tbm).
    O problema é que ele nao bebeu agua nesse bebedouro ainda... Colocamos um copo cheio de agua dentro da gaiola e ele bebeu bastante agua do copo, ou seja esta com sede. Só que se ele beber agua do copo ou de alguma tijela ele fica molhado e nbao pode ne? Tem alguma coisa que eu possa fazer pra ele começar a tomar agua no lugar certo? Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha coelhinha tb ficou assim um dia e meio,mas quando sentiu sede,aprendeu a usar o bebedouro!!!! Foi a coisa mais fofa quando ela começou a beber água. Rsrs.Espero ter ajudado.Bjs

      Excluir
    2. Fui a um veterinario bem procurado na minha cidade e ele me passou que coelhos gostam de agua gelada, e a melhor vasilha para deixar a agua bem fresca é a de barro (mais deve-se ter pelo menos duas pois a mesma deve ser lavada todos os dias e deixada de molho em agua limpa por 30 minutos para sair o sabão que é absorvido pelo barro) ai é so colocar a agua gelada e dar para o coelho, eu comprei a de louça, mais a de barro é melhor. Agua fresca o coelho bebe mais.

      Excluir
  11. Minha coelhinha pulou dentro do vaso sanitário enquanto ela brincava....ela tem risco de pegar alguma infecção,pq a parte traseira ficou toda molhada....O que eu faço se ela fizer isso outra vez????obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe a tampa do vaso fechada para evitar esse tipo de acidente. De um banho morno nela e sequea bem com secador morno, depois leve-a ao veterinario. Coelhos devem ser vermifugados de 4 em 4 meses. Dou Drontal Pupy 1ml para cada kilo de peso.

      Excluir
  12. oi ganhei meu mini coelho mini lop a dois dias, estou meiaconfusa com a alimentação dela, uns falam uma coisa, outros outra, estou com medo de alimenta-la errada. Me ajuda. Obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Ganhei uma mini coelha. Eles me falaram que ela tem 45 dias. O que ela deve comer? Nesta semana ela anda muito quieta, os olhos dela estão meio esbranquiçados, são vermelhos, e está tendo atitudes meio estranhas... O que fazer?!

    ResponderExcluir
  14. oi queria saber se coelho se adapta a bebedor comum ou tem que ser aqueles com biquinho

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Tenho 2 gatos e pretendo ter um mini coelho,posso criar juntos? obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Meu mini coelho lion fica arrancando os pelos das patas o que fazer e o que eu posso usar pois elas ficam feridas.

    ResponderExcluir
  18. Estou pensando em ter um mini coelho, mas eu saio de casa 12:30 e meus pais chegam em casa umas 17:00. Tem algum problema se ele ficar em casa sozinho durante esse tempo?

    ResponderExcluir
  19. tenho dois coelhos hotot gostaria de saber se tem algum problema em tomar chuva ?

    ResponderExcluir
  20. Olá estou com um mini coelho com 30 dias e gostaria de ajuda,o que posso oferecer de alimento? Não vejo ele comer e nem beber água...Será que precisa voltar pra mãe pra continuar mamando? Ou ele vai se adaptando e se alimentando quando quer? Nunca tive coelho e não sei como cuidar....peço o máximo de ajuda e informações que puder me dar. Aguardo

    ResponderExcluir
  21. Olá estou com um mini coelho com 30 dias e gostaria de ajuda,o que posso oferecer de alimento? Não vejo ele comer e nem beber água...Será que precisa voltar pra mãe pra continuar mamando? Ou ele vai se adaptando e se alimentando quando quer? Nunca tive coelho e não sei como cuidar....peço o máximo de ajuda e informações que puder me dar. Aguardo

    ResponderExcluir
  22. O mini Coelho percebe quando o local Q ele está é alto ou pode pular desse local?
    Moro em uma casa Q a varanda fica no terceiro andar e o espaço é ótimo, porém tenho medo Q ele pule .

    ResponderExcluir