terça-feira, 8 de março de 2011

como cuidar de um mini coelho??

como disse na primeira postagem eles sao bem faceis de cuidar e aqui vao algumas coisas que vc precisa fazer pra deixar seu coelhinho mais feliz e saldavel


banho

coelhos tomam seu proprio banho e lambendo como os gatos voce pode dar banho no seu coelho mas só em casos extremos e  tente dar o banho nele só em epocas quentes e com agua morna proteja os ouvidos e o rostinho dele  pois sao sensiveis quando terminar de dar banho no seu bichinho seque ele bem com toalhas e pode até usar secador de cabelos mas nao ponha muito perto do pelo do coelho pq pode queimar a pele , é muito importante voce secar bem ele pq se eles nao forem bem secos podem criar fungos na pele e trazer doenças mais de preferencia nao de banhos no seu coelho com agua utilize um pano umedecido daqueles de limpar bebes ou use um pozinho especifico pra mini coelhos e roedores que voce pode encontrar em pet shops e deixam um cheirinho muito bom no seu pet


alimentaçao


lista de alimentos para coelhos

vegetais :

abobora :(cuidado que é laxante )
aipo : (e folhas )
alcachofra (só folhas)
beterraba
broculos ( só o caule)
cenoura ( e folhas)
chicoria
courgete
couve flor (e folhas)
couve de bruxelas
aspargos
milho bebé (o normal nao )
nabo (ocasionalmente)
pepino
pimentoes (vermelho amarelo e verde)
rabanete (moderadamente)
repolho(raramente pois pode causar viragens digestivas )
rucula

frutas :

morango
bananas
maça
pera
pessego
amoras

mas nao esqueça que eles precisam comer raçao especifica para coelhos e as frutas e verduras sao mais um complemento

aviso : nunca de alface para seu coelho pode dar diarreia jo coelho e o matar ! ! ! !

lingua dos coelhos coelhes

Coelhos não latem, não miam nem fazem outros ruídos típicos de comunicação (exceto quando estão com medo ou dor, quando podem gritar). Porém, a linguagem corporal pode ser percebida como indicativo de emoções. A seguir, há a descrição de várias atitudes observadas nestes animaizinhos que podem ajudar você a comunicar-se com eles.
O comportamento mais típico dos coelhos e difundido pelos desenhos animados é a batida no chão com a pata traseira: sim, coelhinhos fazem isso para mostrar que estão nervosos. Machos não castrados também marcam o território com urina (você pode eliminar o cheiro de urina lavando o local com água e vinagre) e esfregando o queixo nos objetos.
Alguns comportamentos descritos levam em consideração o movimento das orelhas - portanto, se seu coelhinho for "lop" (com as orelhas caídas) será um pouco mais difícil para decifrar sua comunicação. Com paciência e disposição, logo você perceberá as maneiras próprias do seu animalzinho se comunicar com você sem precisar levantar suas orelhas.
Coelhos com medo ou brabos podem abaixar o corpo e levar as orelhas para trás. Se ele virar de costas para você, é uma tentativa de ignorá-lo - esta é uma atitude que diz: "- não quero conversar com você agora!". Ele pode até recusar carinhos ou mesmo guloseimas, se estiver de fato magoado com você. Tente a reaproximação mais tarde. Jogar longe seus brinquedos e comedouros também são sinais de nervosismo.
Correr - e bem rápido - é uma das defesas naturais dos coelhos. Eles podem saltar alto e longe. Então, eles gostam de treinar corridas, e muitas vezes gostam de brincar de pega-pega. Correr à sua volta em círculos indica felicidade por sua presença! Alguns coelhos mais ativos podem incluir algumas leves mordidas nos seus sapatos, mas você pode ensiná-lo dizendo "não!" em tom firme.
Correr e pular contorcendo o corpo é uma expressão de felicidade. Um coelhinho que vive em uma gaiola pode dar muitos saltos desse tipo quando é solto.
Coelhos podem pedir carinho (e comida) tão dramaticamente quanto cachorrinhos pidões. Eles olham para você atentamente, empurram você com o focinho, às vezes até mordiscam. Esticam a cabeça em sua direção, abaixando as orelhas. Não deixe de fazer um agrado nesta hora, ou ele pode se magoar.
Coelhinhos cheirando tudo, com o pescoço esticado para a frente e as orelhas bem viradas para frente, estão curiosos e tentando descobrir coisas novas. Eles também podem ficar de pé para observar/ouvir melhor.
Ao contrário, coelhinhos relaxados e tranqüilos podem deitar-se com a barriga para baixo ou mesmo de lado, com as patas traseiras esticadas. Eles também podem parar de mexer o focinho, relaxar a cabeça e fechar total ou parcialmente os olhos.
Vários coelhinhos não gostam de ser virados de barriga para cima, nem ser afagados embaixo do queixo ou na barriga. Prefira acariciar a cabeça, testa, orelhas, ou carinhos longos (ou escovações) da cabeça até o final das costas. Com a convivência, vocês descobrirão maneiras de se comunicar


gaiola


os mini coelhos crescem apesar de serem minis mas eles ficam bem menores do que um coelho comum e por isso é indicada uma gaiola de 60x40x40 para ele poder andar e brincar la dentro se vc preferir pode cria-lo dentro de casa ou apartamento que seria uma boa escolha mas atençao cuidado com outros animais na sua casa se vc tiver um cachorro gato ou um outro animal em casa deixe seu coelho na gaiola e o tire da gaiola por mais ou menos 2 horas para ele se exercitar sobre sua supervisao


brinquedos

esses pets adoram brincar e ai vao os tipos de briquedos que mini coelhos gostam

* bolas com guizos
*caixas de papelao
*chaves e outros chocalhos de metal
*brinquedos de madeira
*bolas de borracha
*toalhas
*tuneis
*brinquedos duros de bebes
*caixa com papel rasgado dentro
*cilindros em madeiras
*cesto
*cenoura em sisal
*bolas de palha
*casinhas feitas com palito de picolé


quem tiver perguntas é só escrer sua pergunta nos comentarios que eu respondo





19 comentários:

  1. com que deve ser feita a cama do mini coelho, e ele dormi por mais ou menos quantas horas ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cama do mini coelho deve ser feita com madeira e por cima alguma coisa fofinha como feno, em relaçao a noite eu nao sei pesquisei na internet e nao achei mais vc pode ver nos site.

      Excluir
  2. O mini coelho é chatinho mesmo???
    O nosso não brinca, não sai da gaiola, faz coco na área de comida, faz coco quando tirado da gaiola...
    Será que escolhi o animal errado?? Vive se lavando, não gosta de colo, diferente dos que vemos nos sites especializados.
    Minha filha tem medo dele (mini coelho fuzzi lop).Parace galinha em galinheiro, gosta de ficar confinado e dentro da toca.Estamos decepcionados...
    Giselle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que tem algo de errado eles sao super brincalhoes, fofos, adoram colo, se apegam ao dono rapidinho, adoram brincar.Eu acho melhor vc envestigar isso, isso esta muito estranho.
      Espero ter ajudado!!:D

      Excluir
    2. Na dúvida, leve-o a um veterinário especializado em animais silvestres, pois além de verificar a parte fisiológica do bichano, podem ajudar na parte psicológica.

      Excluir
    3. Gostaria de saber em relação a vacinas e se eles são indiciplinados, fazem xixi e coco em qualquer lugar? E o Cheiro? Obrigada, maria lucia

      Excluir
  3. Meu coelho possui um traseiro meio duro e deformado, nesta área o pelo é praticamente ralo diferente do restante do corpo onde o pelo e bem cumprido, será que é normal?

    ResponderExcluir
  4. Vou comprar 2 mini coelhos, mas não gostaria de que eles reproduzissem, o que é melhor, 2 fêmeas ou 2 machos ? A alimentação de folhas e frutas devo dar quantas vezes por semana? O que coloco para eles dormirem, a serragem é para o xixi e para dormir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende, quando vc for compra-lo vc ver se o mais calmo é o macho ou a femea.Vc pode vc deixa duas ou tres horas por dia e depis retire.A serragem é para absorver a urina.
      Espero ter ajudado!!:D

      Excluir
  5. Tenho um mini coelho, acho que da raça head lion, e ele interage pouco comigo.
    Pelo que leio nos blogs eles interagem bastante e procuram carinho. O meu não. Quando fica por perto, ele sai logo.não deixando fazer muito carinho e quando o pegamos no colo ele fica esperneando querendo sair.
    O que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando pegar ele no colo assopre na cabecinha dele de leve, bem suave no centro da testa dele isso o deixara quieto em seguida faça carinho desda cabeça ate a parte trazeira..

      Excluir
  6. oque mander as coisas que ele nao pode colocar na sua boquinha ?

    ResponderExcluir
  7. Ei, boa noite.. vc disse que pode ser brinquedo de papelão. no caso se ele comer papelao ou jornal tem problema? Obrigada

    ResponderExcluir
  8. eu moro no litoral mais uma semana eu to la e na outra eu to em sp... e irei ganhar um mini coelho gostaria de saber se tem algum problema deles estarem viajam tanto assim?

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Eu comprei um mini coelho ontem, hoje compramos um bebedouro especifico para roedores (na embalagem estava escrito pra ramster, mas qm me vendeu disse que serve para mini coelhos tbm).
    O problema é que ele nao bebeu agua nesse bebedouro ainda... Colocamos um copo cheio de agua dentro da gaiola e ele bebeu bastante agua do copo, ou seja esta com sede. Só que se ele beber agua do copo ou de alguma tijela ele fica molhado e nbao pode ne? Tem alguma coisa que eu possa fazer pra ele começar a tomar agua no lugar certo? Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha coelhinha tb ficou assim um dia e meio,mas quando sentiu sede,aprendeu a usar o bebedouro!!!! Foi a coisa mais fofa quando ela começou a beber água. Rsrs.Espero ter ajudado.Bjs

      Excluir
  10. Minha coelhinha pulou dentro do vaso sanitário enquanto ela brincava....ela tem risco de pegar alguma infecção,pq a parte traseira ficou toda molhada....O que eu faço se ela fizer isso outra vez????obrigada

    ResponderExcluir